Sistema Biométrico do Detran

Após décadas de bagunça, onde milhões de pessoas literalmente “compravam” carteiras de habilitação em auto-escolas, os Detrans resolveram se mexer para pôr um basta nisso, através de um eficiente e irritante sistema.

O sistema biométrico nada mais é do que um scanner de impressões digitais, que registra no sistema da auto-escola a presença do aluno cadastrado e envia as informações posteriormente ao Detran.

Desta forma, o indivíduo e somente ele é obrigado a comparecer na auto-escola durante as aulas teóricas e práticas, ou seja, não é possível tirar carteira sem sair de casa, como antigamente. Por funcionar com as digitais, é impossível que alguém confirme a presença por outra pessoa.

Leitor Biométrico de Digitais

Leitor Biométrico de Digitais

Mas porquê é um sistema irritante?

Bom, de acordo com a nova legislação, são obrigatórias 45h de aulas teóricas para tirara primeira habilitação. No início e no fim de cada aula você deve colocar sua impressão digital no computador.

Se você assiste 10h de aulas teóricas por dia (o máximo permitido pelo Detran), você deve se levantar 20 vezes neste dia para colocar suas digitais no sistema. Geralmente as turmas têm de 15 a 25 alunos, ou seja, filas na sala de aula e um desconforto generalizado.

Nas aulas práticas não é tão ruim, pois você só precisa colocar suas digitais no início da primeira aula e no fim da última aula (o Detran permite até 3 aulas práticas por dia).

O ponto é que se sua digital não for registrada, a aula não conta para o Detran. Se faltar luz, a aula não conta para o Detran. Se o scanner der defeito, a aula não conta para o Detran.

Muitos colegas de auto-escola faziam aulas sábados e domingos porque trabalhavam a semana toda e não tinham outro horário disponível. Estas pessoas já usavam o único horário de descanso para ficar 10h seguidas sentados numa sala, imagine perder todo esse tempo por um defeito no sistema…

Este é um preço que os novos candidatos à carteira de habilitação pagam pelos motoristas do passado que compravam carteiras de habilitação.

Facebooktwittergoogle_plusmail

8 thoughts on “Sistema Biométrico do Detran

  • 04/09/2012 at 20:49
    Permalink

    Opa! Muito pertinente a exemplificação dos casos que justificam o uso de biometria. ok.
    Mas pensei que fosse “educação” para o trânsito e cidadania, mas a EDUCAÇÃO precisa ser aperfeiçoada nos textos publicados neste site.
    Eu, como cidadão brasileiro de 38 anos, idôneo, honesto, fiel pagador de meus impostos e cumpridor de meus deveres, não concordo com a generalização descrita como “motoristas do passado que compravam carteiras de habilitação”.
    Prefiro acreditar que foi um engano, mas a impressão que passa é de que uma geração inteira ou até mais de uma geração está sendo culpada por algo que mais tem a ver com caráter do que com época que, por sinal, na época atual (por sinal a de quem escreve) tem acontecido cada dia mais e mais impunemente, independente da modernidade, tecnologia e de novas leis.
    Errados não são “os motoristas do passado”, mas sim os governantes do passado, o povo do passado, os pais do passado… Uns por não cobrarem caráter dos seus filhos, outros por não cobrarem competência do governo, outros por se aproveitarem das falhas para cometer delitos e crimes e também os que não ensinaram seus filhos que a regra “os bons pagam pelos maus” é tão injusta quanto alguns tirarem a habilitação facilmente enquanto outros se esforçam para tirar honestamente.
    Espero ter ajudado de alguma forma.
    Att,
    Rafael Dias

    Reply
    • 12/10/2012 at 13:18
      Permalink

      “mas a EDUCAÇÃO precisa ser aperfeiçoada nos textos publicados neste site”
      Não vejo onde a educação foi falha aqui…

      A generalização foi por sua conta, uma questão de interpretação que a língua portuguesa dá margem para ocorrer. Em NENHUM momento eu disse no sentido de que TODOS os motoristas do passado compraram as suas carteiras, eu disse que “pagamos por todos os motoristas do passado QUE COMPRARAM suas carteiras”, que normalmente são os que se orgulham do fato e ostentam nunca ter “precisado” cursar a auto-escola.

      Discordo de “na época atual (por sinal a de quem escreve) tem acontecido cada dia mais e mais impunemente, independente da modernidade, tecnologia e de novas leis”, tudo que acontece hoje sempre aconteceu no passado, a diferença é que graças a todas estas tecnologias, câmeras por todos os lados, em qualquer celular, nós ficamos sabendo de tudo que ocorre com muito mais facilidade. A impunidade e o jeitinho brasileiro não é uma coisa que está piorando hoje não, sempre foi assim.

      “Errados não são “os motoristas do passado”, mas sim os governantes do passado, o povo do passado, os pais do passado…” Este é o verdadeiro problema, que continua com os governantes e pais do presente e possivelmente com os do futuro também. A verdadeira questão é como podemos mudar esta realidade? Educar nossos filhos não é nada menos que a nossa primeira obrigação, mas não éo suficiente. Para melhorar a situação seria necessário tentarmos educar nossos amigos, nossos vizinhos, nossos colegas de trabalho. E este é o verdadeiro desafio.

      Reply
  • 01/10/2012 at 22:15
    Permalink

    Gostaria de parabenizar o DETRAN pela aplicação do sistema de biometria.

    Reply
  • 17/01/2013 at 18:44
    Permalink

    O cara que tiver com algum problema na justição vai ficar preso lá no local então… pq está colocando as digitais !

    Reply
  • 24/01/2013 at 20:40
    Permalink

    eu nao concordo pois eu trabalho em contruçao civil e nao tenho digital to tentando tirar abilitaçao e nao consigo to enrolado com essa digital…….

    Reply
  • 31/03/2013 at 23:32
    Permalink

    Por causa do sistema biométrico, minha tia não consegue renovar a habilitação, pois ela perdeu as digitais. A perda das digitais, por incrível que pareça. é mais comum do que se imagina. E ainda não descobrimos como renovar a habilitação dela sem utilizar as digitais.

    Reply
  • 01/04/2013 at 13:32
    Permalink

    Bom só deveria aumentar a carga horaria das aulas praticas. No entanto nada a reclamar.

    Reply
  • 16/12/2016 at 19:54
    Permalink

    Minha digital não pega no sistema biometrico , o que devo fazer

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *